sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Seminário - Tema: Preservação Audiovisual: As Interfaces Regionais



Tema: 
Preservação Audiovisual: 
As Interfaces Regionais -
Data: 20 Setembro
Horário: 16h30m
Local:
Mediador: Laura Bezerra (Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA), Miriam Paula Manini (Profª Drª do Curso de Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília), M
arta Célia Bezerra Vale (Superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal), Carla Mabel Santos Paula (Conservadora e restauradora do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados) e Prof. João Luiz Vieira (Presidente do Conselho Consultivo do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro – CPCB). 

Ementa: O encontro visa primordialmente promover o diálogo entre as diversas instituições que se dedicam à preservação audiovisual, assim como o debate entre profissionais da área, destacando a contribuição do Distrito Federal para a salvaguarda e a difusão de acervos audiovisuais. O seminário será mediado pela Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e contará com a participação de representantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, do Arquivo Público do Distrito Federal, do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB).



 






Notas de Aula 19/09/2014


 19h Atividade em grupo - 1o. tempo

 Como classificar um documento?


- Quem é o produtor?
- Quem é documento?
- Qual sua função no Arquivo?

Referencias: Resolução nº 14, de 24 de outubro de 2001

Análise de documentos MCE Bytes

Na aula da última sexta-feira (19/09) classificamos os documentos da MCE Bytes com base na tabela do Conarq. Foi proposta uma nova classificação com base na opinião do grupo. O resultado segue abaixo:

FUNDO MCE BYTE
DC
DEPARTAMENTO COMERCIAL
DGP DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS
DP
DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE
TABELAS DE PREÇO
FICHAS DE PEDIDOS PARA IMPLANTES DE MEMÓRIA
SEGUNDA VIA DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA AO CONSUMIDOR
·         CONTROLE DE PESSOAL
·         FICHA DE CADASTRO FUNCIONAL
·         CROQUIS DE PRODUTOS

·         PANFLETOS


CLASSIFICAÇÃO COM BASE NA RESOLUÇÃO 14 DO CONARQ

Constatamos que embora encontremos na resolução do Conarq alguns códigos de classificação que se aproximem dos documentos analisados, não é possível classificá-los por meio da dessa, pois a Tabela do Conarq, como é conhecida a Resolução 14, refere-se às atividade meio de instituições públicas. Essas, por sua vez, não produzem ou comercializam produtos. Se tomarmos como exemplo os Cartazes publicitários ou prospectos, encontraremos na Resolução 14 referências ao tema:

CARTAZES
.campanhas institucionais...................................................012.3
.impressão...........................................................................033.23
.publicidade.........................................................................012.3

Pose-se constatar que os códigos que se referem a “cartazes”, tratam não da venda ou comercialização de produtos e sim de peças de campanhas institucionais, da publicidade (dos serviços que não são vendidos, mas oferecidos ao público) e da impressão de cartazes.

No caso das:

Fichas funcionais poderiam ser classificadas de acordo com o código 020 Pessoal > 020.5  Assentamentos Individuais. Cadastro.
Ficha de cadastro funcional: Poderiam ser classificadas de acordo com 020 - Pessoal > 020.2 - Identificação funcional.


Fichas de pedido para implante de memória: embora o código 995 inclua pedidos, oferecimentos e informações diversas, não se trata de um pedido de venda de produtos, enquadra-se mais em uma solicitação de serviço ou produtos.

2ª via de notas fiscais de venda ao consumidor: Não se encaixa
Tabela de preço para venda ao consumidor: Não se encaixa

FONTES:


CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.



Exposição Jango: a nossa breve história

 Arquivo Público Nacional - Rio de Janeiro


Nos cinquenta anos do golpe militar o Arquivo Nacional apresenta, em sua sede no Rio de Janeiro, a exposição Jango: a nossa breve história, com cerca de 160 fotografias, reproduzidas ou projetadas, um vídeo de 32 minutos e cinco vitrines contendo 20 documentos originais e publicações dos anos 1960. Composta exclusivamente com o acervo da instituição, a mostra é dedicada ao governo de João Goulart, sem esquecer sua trajetória pessoal, chegando até as imagens de exílio.

Maiores Informações: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2165&sid=40

quinta-feira, 18 de setembro de 2014




O FantásticoTim Burton no Brasil

A turnê mundial da exposição sobre o cineasta Tim Burton montada no MoMa, em Nova York, desembarcará no Brasil no início de 2016, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). A presença do diretor também está prevista no contrato.


                          Tim Burton com a esposa, Helena Bonham Carter, em inauguração no MoMa

A mostra deve seguir o modelo das exposições de  David Bowie e Stanley Kubrick, sucessos recentes do MIS. Como na mostra sobre o cineasta Kubrick, a ideia é fazer com que o espectador se sinta dentro dos filmes - com objetos, documentos, vídeos e fotografias.

Tim Burton é um dos diretores mais inventivos e criativos do cinema contemporâneo. Dirigiu e  produziu  filmes como Edward Mãos de Tesoura (1990), Batman (1989) e Batman - O Retorno (1992), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010). Sua próxima produção é Big Eyes, com Amy Adams, Krysten Ritter e Christoph Waltz, prevista para estrear em dezembro deste ano nos EUA.


site oficial MoMA
Entrada da exposição no MoMA em Nova York

Análise diplomática da nota fiscal do Kit MCE Byte

Atividade para 19/09/2014: Análise diplomática da nota fiscal do Kit MCE Byte

Imagem do Documento

 


Denominação do Documento: Nota fiscal de venda

Denominação da Espécie: formulário (bloco de notas)

Produtor do Documento: MCE Byte Viagens Virtuais

Receptor do Documento: Joaquim T. Kirk

Data Tópica: Brasília/DF

Data Cronológica: 23/04/97

Signos Especiais: Possui o logotipo da MCE Byte Viagens Virtuais

Trâmite: Após preenchido o formulário de pedido, esse é encaminhado ao departamento de vendas, a nota fiscal é emitida. A primeira via vai para o cliente e a segunda via fica com o emissor.

Função Administrativa: A função administrativa do formulário consiste em servir de prova ao consumidor no que se refere à compra.

Função Arquivística: Serve como prova de que o cliente adquiriu a viagem.

Caracteres Externos:

Gênero: Textual.

Suporte: Papel

Formato: talão

Forma: Original múltiplo.
 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FINCA 2014 recebe inscrições
 
        
Foto: Emília Silberstein/UNB Agência

Festival de música que revelou Ellen Oléria e Móveis Coloniais de Acaju abre espaço para talentos da universidade. Bandas podem se inscrever até 19 de setembro.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 de Setembro - Dia do Cerrado

A Performance do Cerrado, os ipês coloridos:

Foto: Ipê rosa por Kadidja/UNB

"...A cor vibrante faz com que ele se destaque em meio à palidez que caracteriza o inverno no cerrado. Com o comprimento maior do que os outros exemplares da vegetação nativa do planalto central, o ipê reina sozinho. 

Símbolo da persistência dos candangos que enfrentaram períodos árduos de aridez para erguer uma cidade monumental no seio do país... "

Extraído de: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=91913

Viva o Cerrado de Brasília!!! =)

domingo, 7 de setembro de 2014


Gênesis de Sebastião Salgado no CCBB de Brasília



Aberta ao público de Brasília desde 03 de setembro a mostra inédita Gênesis do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Ao contrário de “Trabalhadores” (1986-1992) e “Êxodos” (1994-1999), trabalhos anteriores que retratavam os efeitos da ação humana sobre a natureza, a mostra atual retrata a exuberância e a fragilidade dessa mesma natureza.

"Gênesis" é formada por 297 imagens em preto e branco de uma beleza única. São registros de 30 viagens realizadas durante 7 anos – dos quais 5 anos e meio Salgado passou fotografando. Ele percorreu as regiões mais remotas do planeta e apresenta ao público registros únicos como o povo Zema de Botsuana ou a reprodução de ursos polares na Ilha de Wrangel.



A exposição tem curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa do artista. São 245 painéis de 90cm x 123 cm e 52 maiores, de 146 x 200 cm. A mostra está dividida em temas geográficos: montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais.

Mostra "Gênesis", de Sebastião Salgado
De 3 de setembro a 20 de outubro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2
Horário: De quarta a segunda, das 9h às 21h
Classificação livre; entrada gratuita

Mais informações: 3108-7600

sábado, 6 de setembro de 2014

47° Festival de Brasília do Cinema


A Universidade de Brasília  (UnB)  apoia  o 47º  Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2014 e recebe em seu campi atividades   formativas que são destaques da programação do festival.

O Festival ocorre entre 16 e 23 de setembro e as inscrições para as   atividades podem ser feitas somente na página oficial do Festival,   observado o prazo . veja oficinas/seminários/debates em  http://www.festbrasilia.com.br/    A  participação é grátis e vale   certificado de Extensão emitido pela UnB para todas as atividades
formativas do Festival, na UnB, no IESB e no Museu Nacional.

A comunidade universitária da UnB está convidada a participar das Atividades Formativas  oferecidas nos campi Darcy Ribeiro, UnB Gama (FGA) e UnB Ceilândia (FCE)  e UnB Planaltina (FUP).   Confira a programação  da UnB abaixo e  a detalhada em
http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/noticias_dex.html

Os Debates dos filmes constantes da programação sempre irão ocorrer no
dia subsequente à sua exibição na cidade, e é necessário para a certificação, no caso dos debates, a apresentação do canhoto do filme assistido, conforme estabelece a organização do festival.

Programação

:: DEBATE  ( FILMES EXIBIDO)

Dia 19 de setembro  15h
Brasil S/A -  com o diretor Marcelo Pedroso, mediadora: Érika Bauer
(cineasta e professora da Universidade de Brasília- UAC- UnB Planaltina
(FUP).

OFICINAS

Dias 17, 18, 19, 20 e 21 de setembro -  14h às 17h

O Documentário de Criação: Estratégias Narrativas, ministrada por Joel
Pizzinino, local: Auditório Pompeu de Souza, na Faculdade de Comunicação
(FAC), Campus Universitário Darcy Ribeiro -  ICC (Minhocão)  ala Norte
Bloco A,  ( ICC Norte)


Dias 19, 20 e 21 de setembro - 13 às 18h
Interpretação para Cinema, ministrada por Sérgio Pena. Local:
Instituto de Artes da UnB - IdA- UnB

SEMINÁRIOS
Dia 22 de setembro  14h
Galáxia Virtual - Mediador: Rodrigo Meheb  Convidados: Andrea Ormond,
Dalila Martins (Cinética), Pedro Butcher, , no Auditório Pompeu de Souza,
na Faculdade de Comunicação (FAC), Campus Universitário Darcy Ribeiro
-  ICC (Minhocão)  ala Norte Bloco A,  ( ICC Norte)

Dia 22 de setembro  16h
Tendências do Cinema Brasileiro Contemporâneo - Mediador: Dellani Lima,
Convidados: Jean-Claude Bernardet, Marcelo Ikeda, Clarissa Ramalho, no
Auditório Pompeu de Souza, na Faculdade de Comunicação - Campus
Universitário Darcy Ribeiro / ICC ala Norte Bloco A, é a primeira
faculdade no começo do ICC Norte UnB.

Dia  23 de setembro -  14h30
O Cinema Que Diz Não: Meio Século de Resistência - Mediador: Luiz Zanin
Oricchio Convidados: Zelito Viana, Tata Amaral, Luiz Carlos Barreto, no Auditório
Pompeu de Souza, na Faculdade de Comunicação (FAC), Campus Universitário
Darcy Ribeiro -  ICC (Minhocão)  ala Norte Bloco A,  ( ICC Norte)

Maiores Informações:  Exclusivamente   Contatos: Fone (61)
3325-6205, contato@festbrasilia.com.br, e http://www.festbrasilia.com.br/

Agenda de 05 de Setembro

5/set:  aud --> lab 
  • Autenticidade/veracidade 
  • Professora convidada: Arquivista Daniella Larcher 

 
Selfie: Carol, Kadidja e Marisa
  • textos de aula 
    • DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). Capítulo 1
    • LARCHER, Daniella. A autenticidade vista por uma aluna de DTD. Blog Diplomática e tipologia documental, 09/ago/2012. (Acesso aqui

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Autenticidade x Veracidade


Com base nos conceitos aprendidos em sala de aula, analisem a imagem acima. Comentem essa imagem.
》O documento acima é autêntico?
》O documento acima é verídico?


Referência Bibliográfica
    • LARCHER, Daniella. A autenticidade vista por uma aluna de DTD. Blog Diplomática e tipologia documental, 09/ago/2012. Disponível no link: http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2012/08/a-autenticidade-vista-por-uma-aluna-de.html